
500 metros foi a distância certa para o rebranding
Com anos funcionando em uma das principais avenidas de Balneário Camboriú/SC, a Graciola
era uma padaria pequena e sem destaque. Seus clientes eram de ocasião: quem passava em
frente ou quem morava próximo. A mudança de endereço, 500 metros do atual, foi o momento
certo para o rebranding. Buonissimo!


Qual o novo cenário da Graciola?
Com um amplo diagnóstico, que incluiu análise in loco e densidade demográfica do novo endereço, entendemos que 500 metros seria uma distância grande para a marca percorrer, pois o perfil de público seria muito diferente. Apenas trocar o logotipo não seria suficiente pelo nível de exigência do público que circula pela área mais central da cidade.
A Graciola precisava de um rebranding, iniciando com um novo posicionamento até a personalidade da marca.


Nuova personalità Graciola
Se antes a Graciola atendia uma necessidade básica de saciar a fome, agora ela precisava se tornar um espaço agradável e convidativo para promover encontros. Pontuamos 5 características fundamentais como guias da nova personalidade da marca: acessível, nostálgica, memorável, cosmopolita e confiável. O diagnóstico nos permitiu entender que as mulheres seriam o principal público da nova Graciola.

Uma padaria contemporânea de Milão em Balneário Camboriú.
O novo posicionamento da Graciola conseguiu traduzir as características da personalidade: leve, agradável, acessível, alinhada com os tempos atuais, mas valorizando a tradição italiana.

1 símbolo, 3 significados
O símbolo desenvolvido foi uma releitura de 3 elementos essenciais de uma
padaria tradicional: pão, café e calor (fumaça). Alinhados, eles formam o “g” com muita personalidade e facilmente aplicável na comunicação. Já a tipografia do nome foi criada na Nusit com exclusividade para a Graciola, uma garantia de autenticidade.



Dio mio! As cores são saborosas. A seleção dos tons foi com base na percepção de sabores que cada uma transmite: calor, doce, salgado, aconchego, frescor.




Um traço forte considerado na criação da identidade da marca foi a personalidade dos proprietários: a descendência italiana. A voz da família virou a voz da marca.
Partindo da ideia do café de Milão, buscamos na língua italiana um recurso para dar apersonalidade da marca Graciola. Ainda que a Itália seja referência de refinamento, trouxemos o aspecto mais acessível da linguagem verbal. Para facilitar o entendimento, personificamos a Graciola como uma nona divertida e amável, que recebe todos em sua “casa”.




Che bello! Uma identidade visual versátil
Vários elementos encontrados com frequência na Graciola ganharam uma forma simplificada para se tornarem 23 patters, ou texturas, para dar suporte em toda sua comunicação.
Hoje eles ilustram desde até post no Instagram da Graciola.










