Ativo 1.png

500 metros foi a distância certa para o rebranding

Com anos funcionando em uma das principais avenidas de Balneário Camboriú/SC, a Graciola
era uma padaria pequena e sem destaque. Seus clientes eram de ocasião: quem passava em
frente ou quem morava próximo. A mudança de endereço, 500 metros do atual, foi o momento
certo para o rebranding. Buonissimo!

Ativo 2.png
Ativo 3.png

Qual o novo cenário da Graciola?

Com um amplo diagnóstico, que incluiu análise in loco e densidade demográfica do novo endereço, entendemos que 500 metros seria uma distância grande para a marca percorrer, pois o perfil de público seria muito diferente. Apenas trocar o logotipo não seria suficiente pelo nível de exigência do público que circula pela área mais central da cidade. 

A Graciola precisava de um rebranding, iniciando com um novo posicionamento até a personalidade da marca.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Nuova personalità Graciola

Se antes a Graciola atendia uma necessidade básica de saciar a fome, agora ela precisava se tornar um espaço agradável e convidativo para promover encontros. Pontuamos 5 características fundamentais como guias da nova personalidade da marca: acessível, nostálgica, memorável, cosmopolita e confiável. O diagnóstico nos permitiu entender que as mulheres seriam o principal público da nova Graciola.

Ativo 7.png

Uma padaria contemporânea de Milão em Balneário Camboriú.

O novo posicionamento da Graciola conseguiu traduzir as características da personalidade: leve, agradável, acessível, alinhada com os tempos atuais, mas valorizando a tradição italiana.

Ativo 9.png

1 símbolo, 3 significados

O símbolo desenvolvido foi uma releitura de 3 elementos essenciais de uma 
padaria tradicional: pão, café e calor (fumaça). Alinhados, eles formam o “g” com  muita personalidade e facilmente aplicável na comunicação. Já a tipografia do nome foi criada na Nusit com exclusividade para a Graciola, uma garantia de autenticidade.

Ativo 11.png
Ativo 12.png

Dio mio! As cores são saborosas. A seleção dos tons foi com base na percepção de sabores que cada uma transmite: calor, doce, salgado, aconchego, frescor.

Ativo 14.png
Ativo 15.png
Ativo 16.png
Ativo 17.png

Um traço forte considerado na criação da identidade da marca foi a personalidade dos proprietários: a descendência italiana. A voz da família virou a voz da marca.

Partindo da ideia do café de Milão, buscamos na língua italiana um recurso para dar apersonalidade da marca Graciola. Ainda que a Itália seja referência de refinamento, trouxemos o aspecto mais acessível da linguagem verbal. Para facilitar o entendimento, personificamos a Graciola como uma nona divertida e amável, que recebe todos em sua “casa”.

Ativo 19.png

Che bello! Uma identidade visual versátil

Vários elementos encontrados com frequência na Graciola ganharam uma forma simplificada para se tornarem 23 patters, ou texturas, para dar suporte em toda sua comunicação. 
Hoje eles ilustram desde até post no Instagram da Graciola.

Ativo 23.png
Ativo 25.png
Ativo 26.png
Ativo 27.png
Ativo 28.png
Ativo 29.png
Ativo 30.png
Ativo 31.png
Ativo 32.png